TV ARATU
Em 1969 aconteceu um fato que mudou nossas vidas para sempre: o homem pisou na lua pela primeira vez. E os baianos acompanharam o momento histórico ao vivo pela recém fundada TV Aratu.
No dia 15 de março de 1969, nascia a TV Aratu e desde então, a história da Bahia e a nossa história passaram a andar juntas. Começamos com um jeitinho bem baiano, com programação local e independente. Logo crescemos, tornando reflexo e referência de alegria, irreverência e linguagem popular, que retrata bem a nossa gente.
A TV Aratu é uma emissora de televisão brasileira, sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Afiliada do SBT desde 1997, com uma forte programação local, valorizando o jornalismo, a cultura, entretimento e esporte. Contando e acompanhando pequenas e grandes histórias, da bahia e dos baianos.
A primeira a transmitir a programação a cores na Bahia, a primeira emissora a transmitir o carnaval ao vivo e em rede nacional, criamos o Arraiá do Galinho para valorizar a tradição das músicas, quadrilhas e cultura junina, transformamos a TV na Escola Aratu para fortalecer o mercado profissional no estado, são muitos os projetos e iniciativas que marcaram a TV como original, diversa, inusitada e ousada.
“A TV Aratu ajudou a contar a história da Bahia e dos baianos. Participamos de momentos históricos com nosso público, desde a chegada do homem à lua, a primeira transmissão televisiva do estado ou nossa equipe que fez a cobertura da Copa do Mundo direto do Catar, noticiando o evento com o olhar e a linguagem própria da Aratu. Estamos mudando, mas respeitando nosso público e nossa história. É a tradição que se renova”, explica Ana Coelho, CEO do Grupo Aratu.
Aratu é o canal – 55 anos
Histórico de Afiliações da TV ARATU
- Rede Globo (1969 a 1987) – Nos primeiros 04 meses de funcionamento, a programação local era feita de forma independente, logo a Aratu torna-se afiliada da Rede Globo. A emissora logo tornou-se líder de audiência no estado.
- Rede Manchete (1987 a 1995) – Em 1987 a TV Aratu passou a transmitir o sinal da Rede Manchete, emplacando grandes sucessos, principalmente com as novelas Pantanal e Ana Raio e Zé Trovão, além de séries e programas para o público infanto-juvenil.
- Central Nacional de Televisão (1995 a 1997) – Em junho de 1995 a TV Aratu torna-se afiliada da CNT, investindo na melhora na qualidade da programação local da emissora e do sinal.
- SBT (1997-presente) – Em junho de 1997, a emissora passa a ser afiliada ao SBT, a partir dai a TV Aratu amplia ainda mais a sua programação local com telejornais e programas populares. No decorrer da década de 2000, a emissora realiza renovações na sua sede, ampliando os estúdios e modernizando suas operações. Em 2006, a emissora lançou o website Aratu Online, portal de notícias que reuniu o conteúdo da emissora e notícias sobre o estado da Bahia.
Programação Atual
Além de transmitir a programação nacional do SBT, a TV Aratu produz uma série de programas com conteúdo local como os jornalísticos Bom Dia Bahia – apresentado por Casemiro Neto, Alô Juca – apresentado por Marcelo Castro, Aratu Agora – apresentado por Murilo Vilas Boas e Aratu Notícias – apresentado por Pablo Reis. A Aratu também é a casa do entretenimento, com Alex Lopes apresentando o Universo. Para tratar do esporte, temos um timaço de comentaristas trazendo informações sobre o mundo do esporte dentro dos programas jornalísticos.
A programação da TV Aratu e SBT pode ser acompanhada em tempo real no tvaratu.com.br/aovivo
Conselho Administrativo
A formação atual do Conselho Administrativo da TV Aratu e Grupo Aratu segue a seguinte formação:
- Ana Coelho, CEO
- João Coelho, Diretor de Conteúdo
- João Gomes, Superintendente