fbpx
Icone de Busca

Nossa história

Original, diversa, inusitada e ousada. Assim é a Bahia, assim é a Aratu

Banner - Quem Somos

Saiba como a TV Aratu começou e saiba no que acreditamos

“Salve a Bahia! Saravá, meu Pai! Nesse momento o galo começa a cantar”. Foi com essas palavras que iniciou-se a operação da TV Aratu na Bahia, em 1969. Original, diversa, inusitada e ousada, a emissora segue fiel às suas principais características.

TV ARATU

Em 1969 aconteceu um fato que mudou nossas vidas para sempre: o homem pisou na lua pela primeira vez. E os baianos acompanharam o momento histórico ao vivo pela recém fundada TV Aratu.

No dia 15 de março de 1969, nascia a TV Aratu e desde então, a história da Bahia e a nossa história passaram a andar juntas. Começamos com um jeitinho bem baiano, com programação local e independente. Logo crescemos, tornando reflexo e referência de alegria, irreverência e linguagem popular, que retrata bem a nossa gente.

A TV Aratu é uma emissora de televisão brasileira, sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Afiliada do SBT desde 1997, com uma forte programação local, valorizando o jornalismo, a cultura, entretimento e esporte. Contando e acompanhando pequenas e grandes histórias, da bahia e dos baianos.

A primeira a transmitir a programação a cores na Bahia, a primeira emissora a transmitir o carnaval ao vivo e em rede nacional, criamos o Arraiá do Galinho para valorizar a tradição das músicas, quadrilhas e cultura junina, transformamos a TV na Escola Aratu para fortalecer o mercado profissional no estado, são muitos os projetos e iniciativas que marcaram a TV como original, diversa, inusitada e ousada.

“A TV Aratu ajudou a contar a história da Bahia e dos baianos. Participamos de momentos históricos com nosso público, desde a chegada do homem à lua, a primeira transmissão televisiva do estado ou nossa equipe que fez a cobertura da Copa do Mundo direto do Catar, noticiando o evento com o olhar e a linguagem própria da Aratu. Estamos mudando, mas respeitando nosso público e nossa história. É a tradição que se renova”, explica Ana Coelho, CEO do Grupo Aratu.

 

Aratu é o canal – 54 anos

 

Histórico de Afiliações da TV ARATU

  • Rede Globo (1969 a 1987)  – Nos primeiros 04 meses de funcionamento, a programação local era feita de forma independente, logo a Aratu torna-se afiliada da Rede Globo.  A emissora logo tornou-se líder de audiência no estado.
  • Rede Manchete (1987 a 1995) – Em 1987 a TV Aratu passou a transmitir o sinal da Rede Manchete, emplacando grandes sucessos, principalmente com as novelas Pantanal e Ana Raio e Zé Trovão, além de séries e programas para o público infanto-juvenil.
  • Central Nacional de Televisão (1995 a 1997)  – Em junho de 1995 a TV Aratu torna-se afiliada da CNT, investindo na melhora naqualidade da programação local da emissora e do sinal.
  • SBT (1997-presente) – Em junho de 1997, a emissora passa a ser afiliada ao SBT, a partir dai a TV Aratu amplia ainda mais a sua programação local com telejornais e programas populares. No decorrer da década de 2000, a emissora realiza renovações na sua sede, ampliando os estúdios e modernizando suas operações. Em 2006, a emissora lançou o website Aratu Online, portal de notícias que reuniu o conteúdo da emissora e notícias sobre o estado da Bahia.

 

Programação Atual

Além de transmitir a programação nacional do SBT, a TV Aratu produz uma série de programas com conteúdo local como os jornalísticos Bom Dia Bahia – apresentado por Silvana Freire –  QVP – apresentado por Casemiro Neto – e Aratu Notícias – apresentado por Pablo Reis.  A Aratu também é a casa do entretenimento, com Alex Lopes e Leo Sampaio apresentando o Universo.   Para tratar do esporte, temos um timaço com Fábio Gomes, Cáscio Cardoso e Emerson Ferretti trazendo informações sobre o mundo do esporte dentro dos programas jornalisticos.

A programação da TV Aratu e SBT pode ser acompanhada em tempo real no tvaratu.com.br/aovivo

 

Conselho Administrativo

A formação atual do Conselho Administrativo da TV Aratu e Grupo Aratu segue a seguinte formação:

  • Ana Coelho, CEO
  • João Coelho, Diretor de Conteúdo
  • João Gomes, Superintendente

Nesse momento o galo começa a cantar

Foi com essas palavras que iniciou-se a operação da TV Aratu na Bahia, em 1969

No dia 15 de março de 1969, nascia a TV Aratu e desde então, a história da Bahia e a nossa história passaram a andar juntas.

Começamos com um jeitinho bem baiano, com programação local e independente. Logo crescemos, tornando reflexo e referência de alegria, irreverência e linguagem popular, que retrata bem a nossa gente.

Anterior
Próximo
Nossa Estrutura

Nossa estrutura

Conheça a TV Aratu por dentro

Estúdio

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Estúdio Doca

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Master

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Master

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Câmeras que fizeram história

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Cedoc

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Ilha de edição

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Central de direção

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Fachada

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Recepção

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Entrada

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Câmeras que fizeram história

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Pátio das antenas

Um passeio pela estrutura da TV Aratu

Anterior
Próximo
Banner -

No que nós

acreditamos?

Missão Missão

Criar soluções de comunicação e entretenimento para nossos clientes com a identidade e valores da Bahia.

Visão Visão

Ser o grupo empresarial referência na produção e distribuição de conteúdo na Bahia, reconhecido pela inovação e capacidade e fazer mais e melhor com a maior rentabilidade.

Valorização das pessoas

Temos orgulho do nosso time. Trabalhamos para ter e formar os profissionais mais qualificados e motivados do mercado. Em um ambiente de liberdade e respeito às diferenças, avaliamos o desempenho, valorizamos as melhores práticas, treinamos nossa equipe e reconhecemos o talento.

Saiba mais sobre o Grupo Aratu