A TV Aratu marcou presença no 1º Encontro Baiano de Comunicadores do Sebrae, que celebrou a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O evento, que aconteceu na noite de terça-feira (10/9), reconheceu e premiou trabalhos de jornalistas da TV Aratu. Conheça, abaixo, os vencedores.

A reportagem “Produção de amendoim no Recôncavo Baiano: agricultura familiar gera renda em Salvador“, exibida no Aratu Notícias, da TV Aratu, ficou em 3º lugar na categoria “Jornalismo em Vídeo”. Na equipe, estão os profissionais Lícia Fontenele (repórter), Laís Oliveira (editora de texto), Taís Rocha (produtora), Susan Rodrigues (editora de imagens), Diego Barros (editor de texto) e Jorge Chagas (cinegrafista).

A jornalista Juana Castro, do Aratu On, também foi destaque na premiação: a reportagem “Banho de Bahia: startup transforma dendê utilizado por baianas de acarajé em sabonetes” ficou entre as cinco melhores na categoria “Jornalismo em Texto”.

Produção de amendoim no Recôncavo Baiano: agricultura familiar gera renda em Salvador

Banho de Bahia: startup transforma dendê utilizado por baianas de acarajé em sabonetes

Em um dia de trabalho, a baiana de acarajé Isabel Cristina Santos, ou apenas Bel, de 44 anos, utiliza cerca de cinco litros de azeite de dendê, ingrediente indispensável à iguaria. Considerando que ela monta o tabuleiro três vezes na semana, são 15 litros por semana, 60 por mês e 720 por ano, em média.

O descarte correto de óleos e azeites ainda é uma dúvida para muitas pessoas, embora seja sabido que são produtos altamente poluentes. Um litro de óleo ou azeite é capaz de contaminar até mil litros de água e pode demorar entre 10 e 15 anos para se desintegrar quimicamente.

Confira a matéria completa no Aratu On