Para celebrar os 35 anos do Arraiá do Galinho e a tradição das festas juninas no Nordeste, o Grupo Aratu lança a Mostra São João Raiz, com a participação de 12 artistas da região convidados para retratar as lembranças e simbologias que eles têm do São João.

As peças vão ser exibidas no evento, marcado para 8 de junho, no Parque Costa Azul, que será aberto e gratuito para todos os forrozeiros e forrozeiras que queiram curtir um bom arrasta-pé na cidade.  Além disso, o evento traz o tradicional concurso de Quadrilhas Juninas, reunindo mais de 1500 dançarinos em 10 grupos que disputam o troféu Celisa Felicidade.

Os artistas participantes da Mostra vêm da Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte.

“Cada peça criada traz um retrato único do que as festas juninas representam para nós, nordestinos. Os artistas trouxeram estilos e momentos únicos, reforçando a grandiosidade, criatividade e diversidade desta celebração que o Grupo Aratu abraçou há 35 anos e segue mantendo, com tanto orgulho e tradição”, avalia Ana Coelho, CEO do grupo.

As peças que vão estar no Arraiá do Galinho são: Arrasta pé na praça, de Felipe Alaido (@alaidoo); Encanto Junino, de Vinícius Vidal (@vidalsnc); Sinfonia junina do galo sertanejo, de Kobe (@kobe.streetart); Pelas ruas do São João, de Niiny Santos (@niiny_4rt); Saudades do São João, de Eder Muniz (@calangoss); São João pequenino, de Maria Mariô (@mariamario.arte); O Sanfoneiro, de Tárcio V (@tarcioov); Ceia de São João, de Isabela Seifarth (@belaseifarth); Alegria acontecendo, de Uillian Novaes (@uilliannovaes); O Balé Junino, de Kbça  (@one_kbça); Festa do milho – memórias ancestrais, de Suelen Andrade (@_yebabelo); Cláudio Barata, de  Cláudio Barata (@claudiobarata).

A artista Isabela Seifarth conta que a obra:

“A ceia de São João” faz parte do seu projeto “Bahia Imaginária”, composto por um conjunto de pinturas em aquarelas e guaches que perpassam sobre o imaginário popular das festas e paisagens da Bahia. “Eu quis trazer a imagem de uma família em uma ceia com comidas típicas da época junina para enfatizar que a raiz deste festejo, tão importante para o Nordeste, circula muito por um momento afetivo, desde a culinária a encontro de familiares e amigos nas cidades do interior, sendo uma das festas mais democráticas que conheço”, conta.

Conhecido por retratar a cultura popular e afro-brasileira, Tarcio V trouxe seu estilo de contorno bem definido para a peça O Sanfoneiro, valorizando elementos que são a cara do São João. Ele explica:

“Me interesso pelo movimento dos homens e quis evidenciar, nesse trabalho, o sanfoneiro nordestino que tem um método diferenciado de tocar a sanfona, esse instrumento europeu. É um jovem negro tocando o instrumento europeu em um cenário de bandeirolas característicos da festa junina”.

A estreia da mostra foi no Luan City, realizado na Arena Fonte Nova no último domingo (5), onde as peças estavam distribuídas na lounge premium. Além da exposição, o Galinho passou pelo evento levando animação e diversas ações no intervalo dos shows. A Mostra São João Raiz vai tomar ainda os outdoors da capital baiana e o ambiente virtual com exibição no site da TV Aratu. É realizada pelo Grupo Aratu com patrocínio de Aurora, Tim, Bahia Norte, UniNassau, Intimus, Estomazil e apoio da Amvox.

 

Galeria Virtual da Mostra São João Raiz

A Aratu também disponibilizou uma “Galeria Virtual” da mostra.  Quem quiser conferir o resultado desse trabalho, basta acessar: www.saojoaoraiz.com.br

 

Arraiá do Galinho – 8 de junho no Parque Costa Azul