A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário oficial da Copa do Nordeste 2024, a “Lampions League”, competição que tem o SBT como emissora oficial. A novidade é que o calendário buscou evitar choques de datas com os campeonatos estaduais.

A Pré-Copa do Nordeste começou no dia 7 e segue até o dia 14 de janeiro, com 16 equipes buscando oito vagas na fase de grupos da edição 2024 da Copa do Nordeste. A partir daí os jogos começam no dia 4 de fevereiro até 9 de junho, data do segundo jogo da final.

 

Times na disputa da Copa do Nordeste

Já estão classificados para a fase de grupos as seguintes equipes: América-RN, Bahia, Ceará, CRB, Fortaleza, Itabaiana, Maranhão, Náutico, River-PI, Sport, Treze e Vitória.

Além de Bahia e Vitória, dois times baianos entraram na disputa por vagas na Pré-Copa do Nordeste: Jacuipense e Juazeirense.

O Jacuipense foi eliminado nos pênaltis, após o 0x0 contra o Botafogo-PB na primeira fase da pré-copa.  O Juazeirense segue na disputa e joga contra o Retrô (PE) neste sábado (13/1).

 

Confira datas de jogos da Copa do Nordeste 2024

PRIMEIRA FASE

Fevereiro:  4 (domingo), 10 (sábado de Carnaval), 14 (quarta de cinzas), 21 ou 28 (quarta)

Março: 6 ou 13 (quarta), 20 (quarta), 24 (domingo), 27 (quarta)

 

SEGUNDA FASE

Abril: 10 (quarta), 24 (quarta)

 

SEMIFINAL

Abril: 24 (quarta)

 

FINAL

Junho: 5 (quarta) e 9 (domingo)

 

Sobre a Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste de Futebol, também conhecida como Nordestão, é uma competição de disputada por times da Região Nordeste. Realizado desde 1994, é considerado um dos campeonatos regionais mais importantes do país.

Entre as edições de 1997 e 1999, o campeão também garantiu uma vaga na Copa Conmebol. A partir das edições de 2000 até 2013, o campeão não garantiu vaga porque a Copa Conmebol foi extinta. Entre as edições de 2014 a 2016, os campeões obtiveram vaga para a Copa Sul-Americana do mesmo ano. Em 2017 a 2019, o campeão garantiria vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte. A partir de 2020, o campeão também obterá vaga no torneio nacional do ano seguinte, só que na terceira fase.

Nas 19 edições realizadas, houve nove clubes campeões. Bahia e Vitória (clubes rivais de Salvador, que duelam o clássico Ba-Vi) são os maiores vencedores do Nordestão, com quatro títulos cada. O Sport e o Ceará foram campeões em três oportunidades e o Fortaleza foi campeão por duas vezes. América de Natal, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa possuem uma conquista cada.