De 11 a 17 de setembro, telespectadores poderão conferir a cobertura especial da Lavagem de Madeleine e de Santo António de Lisboa

A “Lavagem da Madeleine”, importante tradição afro-brasileira na Europa, chegou em sua 22ª edição levando a cultura brasileira às ruas de Paris. A celebração este ano teve o cantor e compositor Carlinhos Brown como principal atração. Franceses, brasileiros e pessoas de diferentes nacionalidades se juntaram e se misturaram nas ruas da capital francesa dançando ao ritmo dos atabaques. O ponto alto do evento aconteceu neste domingo, 10 de setembro, no Centro de Paris.

A TV Aratu esteve presente e levou para Paris a jornalista Wanda Chase para cobrir esta festa cheia de cultura e emoção. A próxima parada será na lavagem de Santo António, em Lisboa. Entre os dias 14 e 17 de setembro, o Museu e a Igreja de Santo António são palco de um ritual que evoca a lavagem das escadas do Senhor do Bonfim da Bahia. Wanda Chase também vai contar histórias inusitadas de brasileiros que vivem na Europa, mostrando os desafios da adaptação a uma nova cultura e como lidar com a saudade da terra natal.

 

 

“Toda a cobertura desses dois eventos acontecerá a partir desta segunda, dia 11, ao longo do dia em nossos programas, desde o Bom Dia Bahia, às 7h até o Aratu Notícias, às 19h20, na TV Aratu e no Aratu On e nas redes sociais.  Teremos entrevistas, curiosidades e muitas imagens dessas celebrações. É a cultura da Bahia para além das fronteiras”, destaca Glauber Mateus, gerente de conteúdo do Grupo Aratu.

Criada em 2002 pelo artista baiano Robertinho Chaves, a lavagem de Madeleine faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris. O desfile percorre as ruas de Paris, da Place de La Bastille até os degraus da Igreja Madeleine.

Já a Lavagem de Santo Antonio, em Lisboa, é realizada pelo segundo ano, pela parceria do Museu de Lisboa – Santo António e a Associação AYÔ, com o objetivo a promover a riqueza do culto a Santo António, um santo cuja adoração se manifesta em diversos pontos do mundo de diferentes formas. A celebração inclui conferências, missas e cortejo pela capital portuguesa com a lavagem da escadaria da Igreja de Santo António de Lisboa.

 

Confira a chamada do projeto